Skip to content

Educomunicação: a comunicação e educação fortalecendo a cidadania

05/02/2008

Muito se discute no Brasil sobre a grande defasagem da educação no país. Com grandes dimensões territoriais e sérios problemas estruturais, o poder público ainda não consegue atender a toda demanda existente. È possível encontrar nas mais diversas regiões do país escolas com falta de mesas, carteiras, materiais didáticos e professores sem qualificação que se esforçam para conseguir ao menos ensinar seus alunos a ler e escrever. Nestas regiões o básico já é uma grande vitória, mas a falta de um pensamento crítico ainda é uma constante. 

Mas a muito a academia já vem estudando uma nova contribuição que une as áreas de educação e o da comunicação. A chamada Educomunicação surge como um campo de intervenção social que consiste num conjunto de ações para criar e fortalecer ecossistemas comunicativos no ensino formal (escolas) ou em ambientes de desenvolvimento não formal (Emissoras de rádio e televisão comunitárias, centros culturais, centros comunitários e de memória, editoras, cursos a distância, etc), seja no formato presencial ou virtual. 

Na dinâmica educacional a Educomunicação possibilita a criação ou melhoria dos fluxos comunicativos entre a direção da escola, professores, alunos e a comunidade, além da utilização adequada das tecnologias da informação. A Educomunicação permite a utilização dos meios, até então utilizados para a comunicação massiva, no aprendizado dentro da sala de aula e na relação entre a instituição e todos os agentes envolvidos, de professores a alunos, de instituição a comunidade, etc.  

Mas a simples utilização de computadores, lousa eletrônica, televisão, rádios e outros meios de comunicação não se caracterizam como Educomunicação, que não se restringe ao meio e a tradicional relação entre professor e aluno, do “o professor ensina e o aluno escuta”. A Educomunicação preconiza o diálogo entre educador e educando, entre a instituição e a sociedade, possibilitando a construção de uma capacidade crítica e a da discussão de idéias tendo como suporte os veículos de comunicação.    

Cidadania

 A idéia de Mario Kaplún, o argentino que buscou um novo jeito de “fazer a educação” por meio da comunicação e inventor do termo Educomunicação deixou um legado de comunicadores e educadores que hoje mantêm diversos projetos que tem como base a busca da qualidade no processo educativo com o uso dos mais variados veículos. 

A Educomunicação surge como uma ferramenta para o fortalecimento da democracia e da cidadania, como aporte para a construção de uma sociedade mais crítica e mais atenta aos seus direitos e deveres.    

Anúncios
9 Comentários leave one →
  1. 26/02/2008 11:43

    Site profissional…parabéns

  2. Nara Moura permalink
    30/04/2009 03:01

    Texto síntese sobre a Educomunicação e suas propostas de educação para uma sociedade que sofre com a desigualdade social. É por meio da Educomunicação que podemos construir uma sociedade mais justa para todos.

    • Ricardo Campos permalink*
      02/05/2009 01:56

      Obrigado Nara pelo seu comentário.
      Realmente a Educomunicação é um intrumento importante para a cidade e para a construção de uma sociedade mais justa.
      Um abraço,

  3. Elvisa Shalimar permalink
    22/06/2009 21:00

    Parabéns!
    Encontramos poucos textos em circulação com informações tão claras e pertinemtes, além do meis, claro para pessoas que desconhecem o tema.
    Percebe-se como não se trata de fórmula pronta, mas de instrumentos que auxiliam a prática do professor.
    Uma intervenção necessária!

    • Ricardo Campos permalink*
      22/06/2009 23:31

      Olá Elvisa,
      Obrigado pelo elogioso comentário. Realmente a Educomunicação é um importante instrumento para que tenhamos um futuro melhor. Acho importante seu retorno sobre a didatica na construção do texto, pois realmente vejo que muita gente ainda desconhece o tema.
      Um abraço,
      Ricardo Campos

  4. 16/09/2009 23:24

    Eu acho super manero, aliás cidadania é direito de todos, só tenho 12 anos mais achedito que no futuro vou dar um jeito de ajudar aqueles que não tem os seus direitos de cidadão, talvez por meios de comunicação como a internet, televisão, entre outor mais quero ser muito útil como jornalista que é o que eu quero ser.

    • Ricardo Campos permalink*
      16/09/2009 23:50

      Olá Lourrana,
      Tão nova e já preocupada com o futuro da sociedade, prova de que será uma profissional diferenciada.
      Obrigado pela visita.
      Abs.

  5. 16/09/2009 23:28

    É muito legal o seu trabalho Ricardo, beijooooooooooooooooossssssssss!!!!!

    • Ricardo Campos permalink*
      16/09/2009 23:46

      Olá Roberta,
      Obrigado pelo seu comentário. Espero novas visitas.
      Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: