Skip to content

Sustentabilidade: sua empresa está dando alguma contribuição?

10/01/2008

Cristiane Correa, Editora Executiva da Exame, publicou hoje em seu blog um texto que demonstra a importância das empresas se preocuparem com a comunidade em que estão inseridas e com as interferências causadas ao planeta, fruto da sua atividade fim. 

 

Sob o título de “Uma ameaça para Coca-Cola”, a editora destaca uma ação intitulada de Tappening”, que pretende estimular os consumidores a tomar água de filtros e torneiras em vez de beber água engarrafada, diminuindo assim a quantidade de garrafas plásticas que prejudicam o meio ambiente. A ação é organizada pelos veteranos relações públicas Mark DiMassimo e Eric Yaverbaum que prometem ainda a entrega de 1 milhão de garrafas de plásticos vazias ao novo CEO da Coca-Cola que assume o cargo em julho. 

 

Com os recentes relatórios divulgados pela ONU sobre os efeitos do aquecimento global, o discurso sobre sustentabilidade ganhou força e passou a exigir uma nova postura das empresas. 

 

Segundo o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP o conceito de sustentabilidade desenvolve-se a partir das dimensões ecológica (qualidade ambiental), social (equidade) e econômica (rentabilidade) que, interconectados, passam a representar importante instrumento de redução de riscos e de certificação da capacidade de agregar valor a longo prazo. Ou seja, o desenvolvimento capaz de atender às necessidades da geração atual sem comprometer os recursos necessários para satisfação das necessidades das gerações futuras.  

 

E se antes o discurso institucional era vazio, hoje ações como as empreitadas de Erik e Mark buscam chamar a atenção da opinião pública para a mentira e tendem a ficar mais comuns, afinal a população exige que algo seja feito agora. Campanhas vêm estimulando os consumidores a comprarem produtos de empresas que se preocupam com o meio ambiente, que são leais na sua relação de trabalho com seus colaboradores, que respeitam as leis e que priorizam práticas socialmente aceitas. Como Cristiane pontua em seu blog, o assunto sustentabilidade está diretamente ligado à sobrevivência das empresas.   A preocupação com a sustentabilidade demonstra também a importância urgente da presença de profissionais de Relações Públicas nas empresas, responsáveis por este contato com a opinião pública e por mediar os interesses organizacionais e dos públicos afetados por uma produção ou serviço. Um profissional que trabalha com a verdade e com ações pontuais, e não apenas com sorriso, simpatia e ações maquiadas para contornar o problema, como a mídia costuma divulgar em novelas, filmes e seriados.  

o mundo nas nossas mãos

 Apesar da necessidade de um novo posicionamento, muitas empresas ainda se apóiam em discursos falsos e sem consistência, mas acabarão enfrentando acusações e manifestações como os vivenciados pela Coca-Cola, gerando sérios problemas para sua imagem institucional. 

 

 

 

Sustentabilidade e atividade de Relações Públicas: se sua empresa ainda não colocou estes assuntos em pauta, é bom se apressar, os riscos para sua imagem são enormes. 

Anúncios
106 Comentários leave one →
  1. 10/01/2008 23:56

    Tb gostei do seu espaço, legal!
    Virei visitá-lo de vez em quando…vou te linkar no meu,ok?

    • Caroline permalink
      08/02/2012 18:32

      Boa Tarde. Assim como a maioria, também vou fazer meu TCC em sustentabilidade e por ser um tema abrangente não sei como focar. Meu curso é administração e qualquer ajuda é super bem vinda.

      Grata.

      • Ricardo Campos permalink*
        11/02/2012 14:19

        Caroline,

        Acho que a leitura dos comentários anteriores pode te ajudar um pouco. O tema é abrangente mesmo, mas hoje possuimos muitos referênciais o que não existia quando escrevi os primeiros posts sobre sustentabilidade. O tema hoje é condição sine qua non para o trabalho do administrador que deve inclui-lo nos processos internos e no modo de ser das organizações.

        Como já disse outras vezes gosto muito de estudos de caso, onde você pode analisar os processos de uma empresa e propor melhorias.

        Desejo sucesso na execução do trabalho.

        Um abraço,

        Ricardo Campos

  2. Cintia permalink
    17/08/2008 09:26

    Bom dia,

    Senhor(a), meu tema do TCC (Trabalho de conclusão de curso) é sobre sustentabilidade, gostaria de mais informações sobre asse assunto, por gentileza, gostaria de saber como pode ser contribuida na empresa e na sociedade, entre outros.

    Desde ja agradeço e aguardo resposta
    Cintia

    • Italina permalink
      28/01/2010 20:42

      Olá

      Por favor preciso de material sobre sustentabilidade, tipo indicação de livros e de ajuda para utilizar o tema sutentabilidade ambiental no meu curso de Administração. Pois para começar um TCC e necessario ter uma pergunta ou problema e neste caso não tenho, solicito ajuta se possivel. Obrigada

  3. Ricardo Campos permalink
    19/08/2008 20:09

    Obrigado pela sua mensagem Cintia.
    Encaminharei resposta diretamente para seu e-mail.
    Abs.

    Ricardo Campos

  4. 30/08/2008 17:08

    O meu trabalho de conclusão de curso também é a respeito da sustentabilidade. Como trata se de um tema abrangente, me sinto um pouco perdida. Gostaria de obter maiores informações, sobre o que nos dias atuais está em alta a respeito da sustentabilidade para ter um direcionamento no desenvolvimento do meu trabalho. Acredito que sua contribuição será de grande importância pra mim.
    Agradeço muito…Elisa

    • 06/05/2009 16:46

      Estudo administração geral e o meu tema para o TCC também é sustentabilidade, porém goratria muito de falar dentro da construçõe civel, o que acha? É um bom tema? Porém não sei como começar.

      • Ricardo Campos permalink*
        11/05/2009 02:15

        Olá Paula,
        Acho sim que a sustentabilidade na construção civil é um bom tema, você pode trabalhar com a importância das chamadas construções ecologicamente corretas, que utilizam materiais reciclados ou certificados, além é claro do trato dos resíduos sólidos produzidos nas construções.
        Um bom trabalho e tudo de bom.

  5. Ricardo Campos permalink*
    01/09/2008 18:21

    Olá Elisa,
    Obrigado pela sua mensagem.
    Encaminharei resposta diretamente para seu e-mail.
    Abs.

    Ricardo Campos

  6. Luis Carlos Pinheiro permalink
    20/09/2008 23:08

    Olá

    O tema do meu tcc é sobre sustentabilidade, como é um assunto muito amplo queria por gentileza que me desse uma opinião sobre o o assunto que eu posso delimitar para que eu possa dericionar melhor…

    desde ja agradeço

  7. Ricardo Campos permalink*
    21/09/2008 19:38

    Olá Luiz,

    Obrigado pela sua visita ao meu blog.

    Realmente o tema sustentabilidade é muito amplo acredito que o primeiro passo para delimitação da sua pesquisa seja escolher um dos pilares para se trabalhar: o social, o ambiental ou a econômica.

    Mas é importante saber qual curso que você faz, para adequar o tema também a sua formação. Assim poderemos identificar um assunto interessante para se trabalhar.

    Um abraço,

    Ricardo Campos

  8. rosangela andrade permalink
    02/10/2008 19:48

    Olá

    O tema do meu tcc é sobre sustentabilidade, como é um assunto muito amplo queria por gentileza que me desse uma ajuda sobre o assunto que eu posso delimitar para que eu possa dericionar melhor, meu curso é gestão em negocios, e poderia ser na area de economia ou social.

    desde ja agradeço

  9. Ricardo Campos permalink*
    17/10/2008 20:17

    Obrigado pela sua mensagem Rosangela.
    Encaminharei resposta diretamente para seu e-mail.
    Abs.

    Ricardo Campos

  10. Erika permalink
    19/10/2008 22:24

    Olá, alguém poderia me ajudar com essa informação.

    Sustentabilidade x DVA.
    Quais os efeitos positivos ou negativos que a DVA pode causar no quesito sustentabilidade?

    Grata

  11. Ricardo Campos permalink*
    24/10/2008 19:26

    Olá Erika,

    Acredito que por DVA você esteja falando sobre Demonstração de Valor Adicionado que é o informe contábil que demonstra de forma objetiva, os valores correspondentes a formação de riqueza gerada por determinada empresa em determinado período e a sua distribuição.

    Estas informações hoje são importantes para demonstrar como estas empresas estão contribuindo para a economia do país, gerando renda e consumo. A divulgação destas informações através do chamado balanço social se tornou um grande diferencial competitivo, pois demonstra os efeitos sociais gerados pela distribuição da riqueza produzida pelas empresas. Estes dados são muito utilizados por acionistas para analisar a saúde financeira da empresa e para tomar a sua decisão de investimento.

    As informações também são importantes para verificar a eficiência da empresa na utilização dos seus fatores de produção, já que é necessário comparar o valor das entradas e das saídas.

    Desta forma acredito que o DVA ajuda na manutenção destas empresas, ajudando-as a captar novos recursos, na busca pela eficiência dos seus fatores de produção, etc.

    Um abraço,

    Ricardo Campos

  12. Márcio Enrique permalink
    16/11/2008 19:41

    Olá Ricardo, parabéns pelos posts e pela paciência com o pessoal que pede auxílio, estamos começando uma pesquisa para o curso de Administração, o tema é “Marketing Ambiental, consciência ou propaganda?”.
    A princípio a idéia seria comparar uma empresa que aplica o MKT Amb de maneira responsável com uma empresa que utiliza o greenwash, e mostrar as vantagens de se aplicar o MKT Ambiental de maneira correta e consciente, o primeiro problema é que a literatura em relação a MKT AMB ainda não é muito ampla, conseguimos alguns consultores que escrevem na rede, mas poucos livros, fizemos uma viagem pelos MKT Holístico e Societal e conceituamos o MKT AMB através deles. Pelo menos para nos embasar melhor, o outro problema é que não encontramos uma empresa com consciência ambiental a ponto de reestruturar seu processo de produção para causar menos impacto… enfim, gostaria de saber sua opinião sobre o assunto, isso com certeza nos auxiliaria muito na discussão teórica. Um forte abraço e obrigado pela atenção.

    Márcio

  13. Ricardo Campos permalink*
    19/11/2008 21:04

    Olá Márcio,

    Obrigado por sua visita ao meu blog e vou enviar a resposta diretamente para seu e-mail.

    É importante destacar para os leitores que encaminho resposta por e-mail pois normalmente são textos extensos. Mas tenho o maior prazer em colaborar com estudantes e outros profissionais.

    Um abraço,

    Ricardo Campos

  14. Marilda Lopes Chaves permalink
    19/11/2008 22:24

    Marilda L. Chaves

    Olá estou preparando um seminário para nota da II Undade do curso de Administração sobre o tema: Hmanização e Sustentabilidade Goataria se podesse me ajudar sobre o tema.Em especial sobre os fatores:sustentabilidade social, econômico e ambiental.

    muito grata,

    Marilda L. Chaves

  15. 19/11/2008 22:27

    Marilda L. Chaves

    Olá! estou preparando um seminário para nota da II Unidade do curso de Administração sobre o tema: Hmanização e Sustentabilidade Goataria se podesse me ajudar sobre o tema.Em especial sobre os fatores:sustentabilidade social, econômico e ambiental.

    muito grata,

    Marilda L. Chaves

  16. Ricardo Campos permalink*
    25/11/2008 23:14

    Olá Marilda,

    Obrigado por sua visita ao meu blog, vou enviar a resposta diretamente para seu e-mail.

    É importante destacar para os leitores que encaminho resposta por e-mail, pois normalmente são textos extensos. Mas tenho o maior prazer em colaborar com estudantes e outros profissionais.

    Um abraço,

    Ricardo Campos

  17. elaine cristina de moraes permalink
    20/02/2009 18:43

    meu tema do TCC (Trabalho de conclusão de curso) é sobre sustentabilidade, gostaria de mais informações sobre esse assunto, por gentileza, gostaria de saber como pode ser contribuida na administração publica e na sociedade, entre outros, visto que trabalho com artesãos e uma das formas da prefeitura local contribuir foi criando uma feira

    • Ricardo Campos permalink*
      05/03/2009 18:04

      Olá Elaine,

      Sempre publico temas relacionados a sustentabilidade. Acesse a categoria sustentabilidade para que possa ter acesso a outros textos. Com relação a aplicabilidade do conceito de sustentabilidade eu acredito que ele alcance não apenas a administração pública, mas todas as áreas de nossa sociedade.

      Você me disse que trabalha com artesãos e muitas estratégias para garantir a sustentabilidade de pequenas comunidades vem acontecendo em diversas localidades.

      Vou citar um exemplo prático aqui de Minas Gerais que é um estado muito rico culturalmente e com muitas belezas naturais. Muitas cidades têm no artesanato a tradição que mantêm financeiramente quase toda a população, devido a escassez de outras oportunidades de trabalho.

      O Governo Federal e o Estadual por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Estadual de Turismo respectivamente realizaram uma série de estudos e começaram a criar oportunidades para que estas cidades pudessem se desenvolver por meio do turismo e de suas riquezas regionais. Assim começaram a realizar cursos para que a administração pública pudesse aproveitar investimentos e criar programas de turismo e de desenvolvimento regional, contemplando os circuitos e as riquezas regionais. Ministraram cursos também para os artesãos, incentivaram-nos a se profissionalizar, a criarem cooperativas para garantir a representatividade junto aos diversos poderes, promoveram cursos de marketing e comunicação para aproximar os artesãos dos clientes e outras ações para que as cidades pudessem ser reconhecidas e procuradas por turistas nacionais e internacionais. Concomitantemente foram realizadas ações de preservação as belezas naturais e culturais das cidades garantindo atrativos que possam despertar o interesse de turistas que vão em busca da natureza exuberante, ou da história por trás de igrejas, casarões, etc.

      Hoje muitas famílias têm garantida a sustentabilidade de seus negócios graças a uma consciência global de se cuidar não apenas da esfera ambiental, mas também da social e da econômica.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  18. Ana Cláudia Paranhos permalink
    04/03/2009 01:29

    As companhias que estão utilizando ar natural para refrigerar suas instalações estão colhendo grandes benefícios, tanto ambientais quanto financeiros. Na verdade, executivos de TI, analistas e defensores ambientais afirmam haver uma série de oportunidades para empresas de tecnologia criarem operações mais ‘verdes’ que reduzam custos de energia, aumentem o crédito de carbono das empresas e, também, economizem dinheiro. As pessoas demonstram irritação com o retrabalho exigido para alinhamento de sistemas e processos. “A última coisa que estas pessoas querem fazer é redefinir processos de TI que funcionam e iniciar um processo de reengenharia para torná-los mais eficientes”, muitos não levam o tema a sério e não veem necessidade de agir. Nas áreas de TI teriam um papel muito importante nos esforços corporativos para redução de impactos ambientais no entanto Infelizmente, algumas vezes eles deixam de lado pequenas mudanças que, feitas em conjunto, podem representar economias significativas. A implantação de terminais como thin cliente nos órgãos iria diminuir em 70% o consumo de energia, o que seria um bom retorno aos cofres públicos, e também seria um benefício incalculável ao meio ambiente, pois exterminaríamos em 80% os lixos eletrônicos.

    • Ricardo Campos permalink*
      05/03/2009 18:14

      Olá Ana,

      Perfeito a sua análise. Realmente a readequação dos processos é um grande obstáculo para que sistemas que contribuam com a sustentabilidade das empresas e do também do nosso planeta sejam implementados, garantindo economia para as empresas e uma contribuição imensurável para o meio ambiente.

      Mas a mentalidade de muitas empresas vem mudando, inclusive pela exigência do consumidor que hoje está mais consciente e que exige das empresas uma nova postura.

      Obrigado pela sua contribuição.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  19. Paula Lopes permalink
    04/03/2009 22:40

    Olá Ricardo,
    Estou preparando um trabalho de pesquisa com enfoque acadêmico/científico. Estou abordando o tema “sustentabilidade ambiental”, no entanto, gostaria de estar trabalhando numa proposta mais inovaodra, pouco abordada ou ainda deficiente dentro deste tema.
    Como vc vê atualmente os programas de conscientização dos funcionários das empresas com relação ao meio ambiente?

    • Ricardo Campos permalink*
      05/03/2009 18:41

      Olá Paula,

      Acho que os programas de conscientização de funcionários com relação ao meio ambiente é uma tendência que vem sendo utilizada por muitas empresas, principalmente na indústria.

      Programas internos sobre a reutilização de materiais, do manejo e trato dos resíduos sólidos, do incentivo a práticas ambientais, questões simples, tais como: plantar árvores, cuidar das praças, parques e jardins, não aceitar a comercialização de animais, dentre outros, contribuem para que haja uma mudança no comportamento e na atitude dos funcionários, não apenas no trabalho mas na sua vida pessoal.

      Esta formação da consciência interna e a disseminação destas idéias para os dependentes dos funcionários proporcionam o surgimento de novos valores e uma contribuição efetiva para o trato com o meio ambiente.

      Obrigado pela sua visita.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  20. Leonardo permalink
    25/03/2009 20:48

    Boa tarde Ricardo ,

    Estou cursando o 7 semestre de Administração Geral e gostaria de elaborar meu TCC com o tema Sustentabilidade. Como é muito amplo , gostaria de umas dicas para aprofundar neste tema. Acredito que tenho que focar em alguma coisa devido ao vasto leque de informações.

    Agradeço antecipadamente.

    Gde Abraço.

    • Ricardo Campos permalink*
      28/03/2009 19:28

      Olá Leonardo,
      Seu “problema” não é diferente do que a maioria das pessoas que me escreve. Realmente o tema é muito amplo e necessita que você foque o olhar sobre determinada área. Minha dica é que faça seu TCC numa área que você goste, na qual se sinta mais motivado a pesquisar, seja na área social, na econômica ou ambiental. Mas pesquise bastante para que seu TCC possa realmente contribuir para a área do conhecimento, afinal tem muita gente utilizando o tema sustentabilidade para publicação de seu trabalho, o que também não impede de tratar de um tema pouco pesquisado.

      Tenho um exemplo, considero a comercialização de crédito de carbono um assunto pouco debatido pela academia. Seria interessante avaliar sua contibuição para a gestão das empresas e também para o planeta.

      Muito sucesso nesta empreitada.

      Um abraço,

  21. Keila permalink
    29/03/2009 02:28

    Oi tudo bem,
    Estou cursando o 3 semestre de Administração nivel técnico e meu TCC será sobre Sustentabilidade. Gostaria de umas dicas para me aprofundar neste assunto e de que caminho posso seguir estando dentro da minha área de Adm. Estou desesperada pois é meu primeiro Tcc e sinceramente ainda estou me considerando perdida e só faltam 3 meses… Apesar de ser nivel técnico quero fazer o melhor.

    Desde já agradeço.

    Bjokas

  22. Keila permalink
    29/03/2009 02:31

    Oi tudo bem?,
    Estou cursando o 3 semestre de Administração nivel técnico e meu TCC será sobre Sustentabilidade. Gostaria de umas dicas para me aprofundar neste assunto e de que caminho posso seguir estando dentro da minha área de Adm. Estou desesperada pois é meu primeiro Tcc e sinceramente ainda estou me considerando perdida e só faltam 3 meses… Apesar de ser nivel técnico quero fazer o melhor.

    Desde já agradeço.

    Bjokas

    • Ricardo Campos permalink*
      29/03/2009 22:51

      Olá Keila,

      Obrigado pela sua visita. Minha dica inicial é que você veja todos os posts que já publiquei sobre sustentabilidade, basta clicar na categoria no menu a direita do blog. Além disso, acredito que também tenha lido os comentários, onde sempre comento que o primeiro passo para um TCC nesta área é focar o olhar em determinado pilar da sustentabilidade: Economico, Social ou Ambiental. Depois acredito que trabalhar com um estudo de caso seja bem interessante e bem prático, afinal você pode pesquisar uma empresa que atue com a sustentabilidade e que pode contribuir com sua experiência para o conhecimento científico.

      Espero que tenha sucesso e que estas impressões possam ajudá-la.

      Abs.

  23. Maria da Graça permalink
    30/03/2009 00:35

    Olá Ricardo,
    Estou começando um trabalho de conclusão de curso, e meu tema é, escritorio sustentavel, estou me formando em design de interiores, gostaria de saber qual o melhor caminho para começar minha pesquiza.
    Obrigada pela atenção;
    Maria da Graça

    • Ricardo Campos permalink*
      02/04/2009 15:46

      Olá Maria da Graça,

      Muito legal escolher a sustentabilidade como tema para sua pesquisa, afinal sabemos que a sustentabilidade hoje está ligada a todas as áreas, inclusive na área de Design de Interiores que tem uma grande contribuição a dar para as empresas que querem ser sócio-ambientalmente corretas.

      Em primeiro lugar acredito que você deve procurar empresas que vendem madeiras certificadas ambientalmente e pesquisar como tem sido a demanda das empresas e por meio delas solicitar a indicação de um comprador para que possa fazer também um estudo de caso. Sempre indico estudos de caso, pois é mais fácil trabalhar com questões práticas, tangíveis.

      Muito sucesso na sua pesquisa, pois sua área dará uma grande contribuição para discursão sobre o tema. Tenho certeza que seu estudo se tornará referência.

      Um abraço,

  24. Bruno permalink
    31/03/2009 02:17

    Boa Noite,

    Estou iniciando meu trabalho de cuclusão de curso, meu tema é sustentabilidade, faço administração de empresas, como o tema é muito amplo, dei uma atenção em trabalhar sobre a sustentabilidade nas empresas de porte média / grande. Queria algumas idéias sobre a temática, uns exemplos para debater com meu grupo.
    No aguardo!

    • Ricardo Campos permalink*
      02/04/2009 15:37

      Olá Bruno,
      Sugiro que leia os meus posts na categoria sustentabilidade, pois sempre discorro sobre temas e cases. Além disso acho interessante pesquisar na sua região uma empresa que tenha a sustentabilidade como modelo de gestão, onde vocês poderão fazer um estudo de caso para seu TCC.
      Um abraço,

  25. Josi permalink
    22/04/2009 15:15

    Bom dia,

    Meu TCC será sobre sustentabilidade, mas exatamente na área economica.
    Minha empresa esta relacionada a área de reciclagem. Mas não sei exatamente o tema, gostaria de falar sobre a rentabilidade dos resíduos industriais. Vc tre alguma sugestão de como posso falar disso?

    Obrigado

    • Ricardo Campos permalink*
      29/04/2009 00:26

      Olá Josi,

      Muito legal a sua proposta e vejo que você tem um problema de pesquisa muito interessante para trabalhar, afinal já atua numa empresa de reciclagem, ou seja, com contribuições em todos os pilares da sustentabilidade. Vejo que você vai focar na área economica, e na sua própria pergunta você já levantou seu problema de pesquisa: Como a reciclagem de resíduos industriais pode contribuir para a rentabilidade de uma organização e gerar oportunidades par comunidade local? Claro, é importante adequar a pergunta a sua realidade.
      Um abraço e obrigado pela visita.

  26. filipe frias permalink
    28/04/2009 13:19

    oi Ricardo Campos
    gostaria de te pedir mais informaçoes sobre o tema sustentabilidade,tenho um ceminario para tar fazendo sobre este tema.tenho que estar trazendo uma passoa para estar dando oficina sobre sustentabilidade.moro em minas gerais na cidade de itabira,se conhecer alquem agradeceria muito.
    estou com deficuldade de entender o que realmente e sustentabilidade.
    obrigado.
    aguardo a resposta.

    • Ricardo Campos permalink*
      29/04/2009 00:55

      Olá Filipe,

      Para não ter que repetir tudo que já escrevi sobre sustentabilidade, sugiro que você veja os posts da categoria sustentabilidade que fica no menu do lado direito do blog.

      É importante destacar que a sustentabilidade se tornou uma necessidade de gestão para empresas de qualquer área, seja da industria, serviços e mesmo governo. Nós mesmos como pessoas físicas somos emissores de CO2, produzimos lixo de toda a espécie e assim contribuimos para impactar negativamente para a sobrevivência do nosso próprio planeta.
      Portanto nós mesmos temos muito a contribuir para que este tema se torne natural, esteja presente na nossa conduta como consumidores e como cidadãos.

      Bacana você organizar um seminário com este tema em Itabira, cidade com grandes industrias. Tenho alguns conhecidos que são experts no tema, mas preciso de detalhes sobre o seminário e sobre sua proposta.

      Um abraço

  27. filipe frias permalink
    04/05/2009 12:57

    OLA
    VO PEGAR TUDO SOBRE O SEMINARIO,DETALHER E ESTAREI TE PASSANDO .
    PRESCISAREI MESMO DE UMA PESSOA PARA A PALESTRA,COMO VC FALO QUE CONHESCE ALGUMAS PESSOAS EXSPER , FIKO MAIS TRANQUILO.
    ESTA SEMANA JA TO COM TUDO EM MAOS ,E TE ENVIAREI.

    OBRIGADO.

  28. filipe frias permalink
    12/05/2009 14:38

    ola..
    Queria te pedir o nome do comnhescido seu e o telefone dele,para min ta comunicando com ele sobre o nosso projeto.
    Nao te mandei a proposta ate hj,porque esta com o diretor da escola,e eu to com um prazo muito curto,tenho que da o nome do palestrante,o numero dele,o curriculo,para a cordenadora do projeto ate a quinta feira.
    Tb tenho que ver o que ele iria precisar para a oficina,o horario que ele pode ta indo la,ja e no mes que vem,e estamos correndo atraz de patriocinio,muitas coisas. E eu ficaria grato se vc me passase o numero dele ,para entrar em contato e combinar tudo .
    obrigado ,
    espero a resposta.

    • Ricardo Campos permalink*
      15/05/2009 15:34

      Olá Filipe,
      Entendo os problemas para envio do projeto, mas gostaria que entendesse também a minha parte, afinal para indicar alguém para participar de uma palestra (agora você relata que é oficina) tenho que no mínimo saber informações básicas sobre a proposta, afinal são pessoas que fazem parte do meu networking e como profissional não posso distribuir contatos assim.
      Pelo que entendi este é um projeto acadêmico e normalmente os professores disponibilizam uma carta referência se disponibilizando para informações e se responsabilizando pela coordenação do evento, uma forma de dar credibilidade a proposta.
      Portanto se este for o caso eu solicito que além do projeto você me encaminhe uma carta assinada pelo coordenador para que possa realizar os meus contatos e assim se for do interesse eles possam entrar em contato com você e com a coordenadora.
      Espero que entenda.
      Um abraço,
      Ricardo Campos

  29. Ana Paula permalink
    07/08/2009 11:15

    Olá!!
    Estudo adm geral e preciso desenvolver meu projeto para o tcc. Na verdade estou meio perdida, mas de inico tive vontade de fazer sobre sustentabilidade, mas não sei como começar, pois é um tema mto amplo, gostaria que me ajudasse nisso, me dando algumas dicas para delimitar o assunto, me indicando alguns sites, por exemplo.
    Desde ja agradeço!!
    Ana Paula

    • Ricardo Campos permalink*
      24/08/2009 01:43

      Olá Ana Paula,

      Já escrevi artigos neste blog sobre o tema, sugiro que acesse-os por meio da área de sustentabilidade na barra de categorias. Com relação a sites eles se multiplicam e nos sites de busca é possível ter acesso a um bom material. Mas algumas das dicas que posso te passar são:

      http://www.endeavor.org.br/ – Um dos meus preferidos. O site da Endeavor mantém muitos artigos interessantes além de vídeos sobre o tema sustentabilidade. Para quem é da área de comunicação e administração este site é indispensável, vale a pena estar no seu “favoritos”.

      http://www.sustentabilidade.org.br – Este site possui indicações de vídeos, artigos, uma lista de produtos e serviços sustentáveis, etc.
      http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/sustentabilidadee/ – site do Grupo Abril com artigos sobre sustentabilidade
      http://portalexame.abril.com.br/blogs/sustentabilidade/listar1.shtml – A exame também tem um blog que fica a cargo de Ana Luiza Herzog com artigos sobre sustentabilidade.
      http://www.ces.fgvsp.br/ – site do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV – discute a sustentabilidade nos negócios.

      Tem outros sites que acompanho:

      – http: / /www.ambienteemfoco.com.br
      – http: / /www.sustentabilidade.blog.br
      – http: / /www.revistasustentabilidade.com.br
      http://envolverde.ig.com.br/

  30. Débora Arruda permalink
    12/08/2009 19:58

    Olá Ricardo.

    Estou fazendo meu Tcc e o tema é: Sustentabilidade a Empresa e o Meio Ambiente: Empresas Ecologicamente corretas no Reuso da àgua.
    Gostaria que me desse algumas dicas, sobre livros que posso usar, alguma empresa que tenha algum projeto voltado ao reuso da água.

    Ficarei muito grata, seu site é muito bom.

    Débora

    • Ricardo Campos permalink*
      24/08/2009 02:00

      Olá Débora,

      Obrigado pela visita e pelo elogioso comentário.
      Seu tema de pesquisa é muito bacana, mas particularmente não conheço nenhuma empresa que utiliza o mecanismo de Reuso da água. Minha sugestão é que você procure a empresa de abastecimento de água e saneamento de sua cidade e verifique se eles tem conhecimento de empresas que trabalham com projetos de aproveitamento da água consumida por eles.

      Outra dica é a própria internet, em rápida pesquisa encontrei boas referências, sendo que num deles cita por exemplo a Rhodia que mantem projetos nesta área:

      http://reuso-da-agua.blogspot.com/
      http://www.cetesb.sp.gov.br/Agua/rios/gesta_reuso.asp
      http://www.reusodaagua.com.br/reuso/index2.asp

      Um abraço

  31. Caroline Silva permalink
    23/08/2009 17:18

    Boa tarde!

    Estou iniciando meu TCC e o tema que irei abordar é Sustentabilidade. Estou cursando a 6ª fase de Administração Geral e o professor orientador de conteúdo disse que este tema está dentro de Gestão de Pessoas, isso me deixou meio perdida, mas tudo bem.

    Bom, a empresa onde trabalho e que será a empresa analisada, estudada, não tem nenhuma política de sustentabilidade, e por se tratar de uma multinacional, vou direcionar o trabalho para a sucursal onde trabalho que conta com 16 colaboradores, com isso pensei em fazer alguma coisa voltada para eles… mas estou meio perdida ainda!!

    Poderias me dar alguma dica de referências e possíveis temas que podem ser abordados??

    Agradeceria muito… Seu site é um dos melhores que encontrei até o momento!!

    Carol!

    • Ricardo Campos permalink*
      24/08/2009 02:14

      Olá Caroline,

      Obrigado pela sua visita e pelo elogioso comentário.

      Vejo que você vai trabalhar com estudo de caso na empresa que trabalha, mas pelo que entendi ela não mantém nenhuma politica nesta área. O que acho que seria interessante é você mesmo montar um plano de ações sustentáveis para empresa a qual trabalha e conforme a implantação analisar para seu TCC o resultado das mudança conquistadas em todas as áreas da empresa, incluive na área de gestão de pessoas, o qual a sustentabilidade realmente tem uma grande importância.

      Além das dicas que cito nos comentários abaixo indico algumas obras:

      – OLIVEIRA, José Antônio Puppim de. Empresas na sociedade: sustentabilidade e responsabilidade social. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 240 p.
      – ALMEIDA, Fernando. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. 191 p.
      – FALEIRO, Airton et al. O desafio da sustentabilidade: um debate socioambiental no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001. 364 p.
      – IOSCHPE, Evelyn Berg (Org.) 3. setor: desenvolvimento social sustentado. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 173 p.
      – ALMEIDA, Fernando. “Os desafios da sustentabilidade: uma ruptura urgente” – Editora Elsevier.

      • Caroline Silva permalink
        25/08/2009 00:57

        Boa noite Ricardo!

        Agradeço pela dica de Tema, e pelas referências… Com toda certeza será de grande ajuda!!

        Uma boa noite e muito sucesso!!

  32. Alessandra Teixeira permalink
    24/08/2009 23:28

    Olá Ricardo,
    Estou iniciando meu Tcc, e o assunto sustentabilidade me chamou a atenção, apesar de não dominar o assunto, pois trabalho no Banco Real.
    Achei interessante focar na Sustentabilidade e o Marketing que as empresas fazem em cima disto, como o Real.
    Gostaria de dicas, estou meio perdida, pois não há muitas bibliografias sobre o assunto.
    Att.
    Alessandra Teixeira

  33. 04/09/2009 16:37

    Boa Tarde Ricardo!
    Adorei seu blog está de parabéns!
    Bem, meu tema do TCC é sobre Empreendedorismo social e ecológico com práticas de sustentabilidade, gostaria de mais informações sobre asse assunto,por ser um tema novo não se tem muitos arquivos sobre o mesmo. Por gentileza, gostaria de saber como pode ser contribuida na empresa e na sociedade, entre outros.

    Grata,
    Dayane

    Aguardo resposta…

    • Ricardo Campos permalink*
      11/09/2009 21:39

      Olá Daiane,
      Bacana receber seu comentário. Fico satisfeito com comentários elogiosos sobre minhas reflexões, mas o melhor de tudo é saber que ele pode ajudar profissionais e estudantes que encontram no tema sustentabilidade uma forma de ajudar nosso país e nosso planeta por meio da produção acadêmica e científica.

      Seu tema também é muito interessante.

      Como você deve saber o empreendedor social é aquele indíviduo que por meio de iniciativas junto a sociedade carente provoca intervenções na realidade, gerando oportunidades e renda. Nas empresas o papel do empreendedor social é cada vez mais importante o que gerando a valorização deste profissional de perfil diferenciado, afinal são eles que ajudam a empresa a cumprir o seu papel social junto a sociedade, com idéias e intervenções que possam favorecer a comunidade local ou mesmo toda uma região.

      Leia este artigo que recebi na news do Portal Administradores http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedor_social_e_corporativo/11145/

      Após a leitura você já terá um conhecimento prévio de como este tipo de profissional pode dar sua contribuição para a sociedade.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  34. meliane permalink
    16/09/2009 01:59

    Estou faaendo trabalho para faculdade monografia sobre sustentabilidde no ambiente de trabalho,gostaria de poder obter mais informaçoes de como as empresas encaram os impactos negativos e o que fazem para reverter.
    Falta de articulação internacional 26.5%
    Baixa relevância do tema para a estratégia de negócio 16.,0%
    Dificuldade para traduzir o desafio em termos financeiros 8.3%
    Dificuldade técnica para traduzir o desafio em objetivos estratégicos 7.3%
    Dificuldade para sensibilizar pessoas na organização 5.9%
    Conflito com outros interesses da empresa 8.7%
    Outros obstáculos 34.3%
    Desde já aradeço.
    Meliane de Souza.

    • Ricardo Campos permalink*
      17/09/2009 00:01

      Olá Meliane,
      Bom receber sua visita….mas fiquei confuso, afinal para saber como as empresas encaram os impactos negativos só fazendo pesquisa mesmo, que ao que parece você fez, afinal de onde são estes dados que você colocou?

      Mas uma pesquisa para nos dar possibilidades de análise precisa ter outras perguntas que cruzadas nos permitem chegar a conclusões e parametros sobre determinado tema. Dependendo do objetivo do seu trabalho sugiro aplicar após a quanti, uma pesquisa quali.

      Sobre os dados achei interessante a afirmação sobre a falta de articulação internacional, como se projetos de sustentabilidade dependessem deste contato com outras culturas, ou seja, uma bela de uma desculpa.

      Abs.

      Ricardo Campos

  35. Laila permalink
    29/09/2009 13:29

    Ricardo,
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Estava no mesmo dilema de muitos universitários que aqui postaram, pois estou me formando em administração de empresas, farei meu TCC sobre sustentabilidade e estava um pouco perdida. Mas suas dicas, links e observações me ajudaram muito a progredir.
    Muito obrigada e parabéns pelo trabalho!
    Laila

    • Ricardo Campos permalink*
      01/10/2009 14:15

      Olá Laila,

      Que bom que estes diálogos foram interessantes para você. Sucesso na conclusão do seu trabalho.
      Abs.

      Ricardo Campos

  36. Juliana Soares permalink
    29/09/2009 18:52

    Olá Ricardo,

    Ótimos comentários, adorei!

    Estou muito interessada nesta área, estou montando um projeto de sustentabilidade na indústria onde eu trabalho, não sou da área, mas acho importante para a empresa.

    Além disso, estou fazendo uma monografia (TCC) sobre Sustentabilidade e Resp. Social na área hospitalar e tenho achado poucos artigos, entrevistas e afins sobre esse ramo em específico.

    Poderia me enviar algum material para o projeto na empresa e para o TCC??

    Parabéns pelo trabalho.

    Grata,

    • Ricardo Campos permalink*
      01/10/2009 14:40

      Olá Juliana,

      Obrigado pela visita e pelo elogioso comentário. Bacana a iniciativa de implantação de projetos de sustentabilidade na sua empresa que com certeza fará a diferença para que possamos viver num mundo melhor. Já indiquei vários links de sites que possuem materiais sobre sustentabilidade e que podem ser úteis nos seus projetos.

      Sucesso e tudo de bom.

      Ricardo Campos

  37. Vânia Maria da Silva permalink
    18/10/2009 12:53

    Bom Dia, Ricardo!
    Meu TCC é sobre o tema Investimentos em Sustentabilidade e gostaria de uma ajuda para desenvolve-lo, quero ampliar as informações sobre sustentabilidade ambiental.

    Obrigada,no aguardo

    Vania Silva

  38. Jacqueline Santos permalink
    20/11/2009 00:01

    Boa noite Ricardo, gostaria solicitar sua orientação para o meu TCC, minha graduação é Engenharia de produção e o tema é: Novas oportunidades de negócio atraves da reciclagem e remanufatura, viabilidade econômica sustentavel. Gostaria muito da sua opinião tanto sobre o tema quanto o assunto e algumas indicações de site. Esse tema sustentabilidade industrial é muito importante para todos nós, para que possamos achar equilibrio entre produzir com conciência ambiental.

    Agradeço a sua atenção e faço votos de sucesso.
    Obrigada!
    Jacqueline

    • Ricardo Campos permalink*
      01/12/2009 02:20

      Olá Jacqueline,
      Obrigado pela sua visita. Já deixei algumas indicações sobre sites sobre sustentabilidade. Sugiro que leia meus posts na categoria sustentabilidade e os links na área “Por um mundo sustentável”.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  39. Italina permalink
    28/01/2010 20:48

    Olá Ricardo

    Primeiramente seu site é muito bom. Parabéns. Li seus posts,mas realmente ainda tenho uma super dúvida, pois faço o curso de administração e como muitos outros estudantes quero escrever sobre sustentabilidade especificamente sobre a ambiental, mas não estou encontrando um tema que seja relacionado ao meu curso, nem um objetivo geral, pois estou sem orientador na faculdade e isto esta me limitando um pouco, desejo muito escrever sobre a sustentabilidade ambiental, focando um pouco mais no lixo reciclavel. Por favor se tiver sugestões ou artigos que possa me enviar, ficarei grata.

    Boa tarde e fica com Deus!

    • Italina permalink
      28/01/2010 20:57

      Ola Ricardo

      Estava relendo os comentários que mandam para o senhor e reparei que tem muitos estudantes q estavam com dificuldades na monografia com o tema sustentabilidade, se o senhor por favor pude pedir informações de alguns dos estudantes ou a autorização deles, para o senhor me informar os emails, ficarei grata, pois entraria em contato com pessoas que tiveram e/ou tem os meus objetivos que eu. Muito obrigada. Espero ansiosamente sua resposta

      • Ricardo Campos permalink*
        02/02/2010 17:28

        Olá Italina,

        Primeiro obrigado pelo seu contato e pelo comentário elogioso. Como você pode ter visto nos comentários anteriores faço sugestão de livros e também de temas ligados a sustentabilidade, sugiro que faça uma releitura dos mesmos. O que posso acrescentar é que a sustentabilidade está intimamente ligada ao seu curso, pois na maioria das empresas são os administradores que traçam o caminho a ser seguido pela empresa, e hoje a preocupação com o tema sustentabilidade está muito em voga. Você me disse que gostaria de trabalhar com a questão da reciclagem de lixo e daí surgem várias possibilidades, por exemplo, trabalhar com estudo de caso (acho sempre interessante pois analisamos a prática) em uma empresa que tenha algum programa de reutilização de materiais ou mesmo que trabalha a reciclagem de seus resíduos sólidos, ou uma empresa que atua com cooperativas de reciclagem para obter a matéria prima para sua produção e como isso impacta suas finanças, sua produção, sua relação com a sociedade e investidores…são idéias.

        Com relação aos e-mails não posso divulgar sem autorização dos próprios, espero que compreenda.

        Sucesso no seu trabalho.

        Um abraço,

        Ricardo Campos

  40. Miriã permalink
    21/02/2010 20:12

    Olá Ricardo,

    Achei bem bacaba seu blog, como os demais tb estou fazendo o meu tcc sobre Sustentabilidade, como trabalho no Santander, achei interessante falar sobre o Grupo Financeiro, pois, o santander está mantendo a postura de sustentabilidade do Banco Real. Mas como sempre há uma crítica e depois daremos a solução, gostaria de saber se vc não tem algo em mente para me ajudar, tipo será que os funcionários tem motivação suficiente para aderir as boas praticas do banco? Seria mais ou menos isso, não?

    Agradeço desde já e aguardo o contato

    Miriã

    • Ricardo Campos permalink*
      23/02/2010 02:22

      Olá Miriã,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Bom…não sei qual tipo de ajuda você quer mas vejo com muito bons olhos o seu objeto de pesquisa, afinal o Banco Real tem uma tradição na temática da sustentabilidade, com um trabalho exemplar. Realmente é um desafio aplicar as mesmas práticas no Santander que tem uma postura de mercado mais agressiva. Mas tenho certeza que o resultado será positivo, afinal a temática da sustentabilidade já não é uma novidade, como na época em que o banco Real já se preocupava com a questão. Hoje as pessoas estão muito mais informadas, reconhecem o posicionamento do Banco Real com relação a sustentabilidade como uma vantagem competitiva e portanto o engajamento deverá ocorrer sem traumas.

      Com relação ao envolvimento dos funcionários isso vai depender não apenas do projeto, mas de como o banco dissemina seus valores. As premissas do planejamento estratégico devem estar claras e por meio da comunicação envolver todas as equipes do banco, além de transmitir esta essência para os clientes e acionistas.

      Espero que estas reflexões lhe ajude na construção de seus objetivos.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  41. Amarilis Puga permalink
    09/03/2010 14:51

    Olá Ricardo Boa tarde!!

    Adorei o seu blog, e lendo os ultimos comentarios perceb o quanto você é requisitado a auxiliar na escolha de Temas. irei me formar em Administração de empresas com enfase em Finanças, Escolhi fazer algo sobre Retorno dos investimentos em Sustentabilidade, porem ainda está muito amplo, o orientador que me foi resignado, solicitou que eu fosse mais focada. A;go mais específico, você teria alguma sugestão???

    Obrigada e Parabens!!!

    • Ricardo Campos permalink*
      17/03/2010 02:58

      Olá Amarilis,

      Mais uma vez sugiro o estudo de caso de uma empresa específica. Seria interessante se pudesse fazer uma comparação em empresas de setores diferentes da economia, mas normalmente não temos tempo de fazer pesquisas em diversas empresas. Vale lembrar que sempre dou apenas dicas, afinal o processo de escolha de um tema e a delimitação do mesmo é um processo extremamente valoroso para os alunos e neste ponto não acho interessante me expressar. Este espaço tem servido mais para provocá-los a pensar e achar sua própria solução para a construção de sua obra.

      Outra coisa interessante seria as pessoas que passaram por este espaço retornarem e contribuir com as pessoas que se interessam pelo tema, indicando os temas de suas obras após conclusão das mesmas e os contatos para que caso alguém se interesse o mesmo possa solicitar uma cópia, afinal a internet serve para disserminamos este conhecimento que muita das vezes fica apenas nas estantes das faculdades.

      Um abraço e obrigado pela sua visita

      Ricardo Campos

  42. Getulio A. Cardoso de Sá permalink
    26/04/2010 02:03

    Olá, parabens pelo blog Ricardo!
    como muitas pessoas te pediram socorro,
    eu tbm veio te pedir, o tema do meu tcc é sustentabilidade e responsabildiade social, gostaria que se pudeer me indicasse artigos, sites ou livros, o que puder!
    obrigado!
    abração
    e parabens mais uma vez!

    • Ricardo Campos permalink*
      07/05/2010 03:09

      Olá Getulio,

      Nem preciso sugerir que vc possa dar uma olhada nos comentários anteriores, onde já sugeri obras e textos sobre sustentabilidade. Como você escolheu o pilar social acredito que não terá dificuldades para encontrar uma vasta bibliografia não apenas na internet, mas também em diversas obras que você pode ter acesso no site das grandes livrarias. Como este tema está em voga já faz um bom tempo, muitas outras publicações já estão a disposição de jovens como você que buscam dar sua contribuição com a construção de novos referênciais teóricos.

      O que o pessoal poderia começar a fazer é sempre me enviar uma cópia após o TCC pronto ou mesmo indicar neste espaço o título da obra e o contato para que os interessados possam contatá-los, disseminando assim o conhecimento.

      Desejo sucesso na sua pesquisa.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  43. Regiane permalink
    21/05/2010 18:17

    Boa tarde Ricardo,

    Faço Administração e gostaria de falar sobre sustentabilidade, você acha que tem algum sentido, ou vai fugir muito da minha área?

    Agradeço desde já.

    • Ricardo Campos permalink*
      28/05/2010 02:25

      Olá Regiane,

      Hoje o tema sustentabilidade está ligado a todas as áreas, todos temos a contribuir. Quando o assunto é administração esta responsabilidade está ainda mais evidente. Em todos os processos hoje as organizações tem que pensar e agir de forma sustentável, tendo o administrador a responsabilidade de apoiar e até coordenar a implementação de uma mentalidade sustentável nas organizações.

      Desta forma você não estará fugindo de sua área….dê uma olhada nos comentários e vai perceber que a maioria dos que me escrevem são da Adm.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  44. Elaine permalink
    27/05/2010 10:13

    Bom dia

    Esatou terminando o curso em MBA em Comex e meu TCC será sobre sustentabilidade, mas ainda não consegui encontrar uma pergunta e a solução para tal, para poder dar continuidade.
    Gostaria de saber se o Sr. poderá me ajudar enviando algumas dicas de livros, assutos, etc.

    Muito obrigada!

    Grande abraço!
    Elaine

    • Ricardo Campos permalink*
      28/05/2010 02:37

      Olá Elaine,

      Obrigado pela sua visita.

      A pergunta é sempre um problema para a maioria que me escreve neste espaço. Sugiro que leia os comentários, onde já dei dicas de obras. Mas de lá para cá temos uma intensa produção sobre sustentabilidade, basta fazer consultas nos sites de busca ou nos links constantes no meu blog na barra a direita…

      Um abraço,

      Ricardo Campos

      • Fernanda permalink
        31/05/2010 17:33

        Boa tarde Ricardo,

        Eu também peço uma dica sua. Meu TCC também é sobre sustentabilidade nas três vertentes. Porém, é um estudo de caso bastante específico: Sustentabilidade na Administração Pública, e não encontro livros sobre o assunto. Vou falar especificamente sobre o problema do descarte de lâmpadas fluorescentes e as demais de mercúrio que causam impactos sócio ambientais. Problematizo também como a desinformação sobre os riscos de contaminação agravam os impactos, pois não há informação, propaganda, etc..
        que informe como devem ser descartadas. Também da crise energética que cria um paradoxo, conciliar economia de energia x impacto ambiental, uma vez que a administração pública se utiliza exclusivamente dessas lâmpadas.
        Como acha que posso propor um meio de levar a informação à coletividade? no caso, é uma instituição de ensino.

        Aguardo contato via e-mail, parabéns pela solidariedade e,
        Muito obrigada.

        Abraços

      • Ricardo Campos permalink*
        16/06/2010 03:43

        Olá Fernanda,

        Que tema bacana héim. Bom, particularmente não conheço nenhum livro sobre a sustentabilidade na Administração Pública, mas seu tema é muito interessante. Faça uma pesquisa nos links de outros sites presentes no blog.

        Com relação a questão de levar a informação existem diversos canais que podem ser utilizados, mas antes de defini-los é necessário identificar o tipo de público e quais os canais eles acessam. Assim você terá a garantia de que a informação está chegando na ponta.

        Desejo sucesso e convido a retornar a este blog para deixar suas fontes.

        Um abraço,

        Ricardo Campos

  45. Juliana Soares permalink
    07/06/2010 20:02

    Olá Ricardo,

    Conheço uma pessoa que possui uma ótima qualificação em Sustentabilidade, Responsabilidade social e desenvolvimento de Projetos, porém ele tem dificuldade em encontrar empresas que possuem esse deptos ou que queiram consultores.
    Ele tem ótimas idéias… é um ótimo profissional.

    Atualmente ele dá aulas de Pós – graduação sobre esse assuntos no INEQ – Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional, porem ele gostaria de desenvolver outros projetos além da docência.

    Gostaria de saber se vc poderia indicar algum site ou empresas que contratam ou selecionam esses profissionais ?!

    • Ricardo Campos permalink*
      16/06/2010 03:54

      Olá Juliana,

      Que bacana, bom saber que temos bons profisisionais na academia em cadeiras de sustentabilidade.

      Não atuo diretamente na área de sustentabilidade, mas percebo que hoje a maioria das grandes empresas tem setores de sustentabilidade. Minha dica é que ele possa utilizar as midias sociais para criar um bom networking com profissionais da área. Sites como o Linkedin ou o Ning tem comunidades sobre o tema. Vale a pena visitá-los.

      Desejo sucesso.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  46. Viviane Fabricia Amaral permalink
    15/06/2010 15:18

    Ricardo boa tarde,

    Estou me formando em Administração, e vou precisar muito de sua ajuda para desenrolar meu TCC, já escolhi o tema: Sustentabilidade.
    Conto com a sua ajuda, me encaminhe por gentileza tudo que você tiver sobre o tema, inclusive indicações de livros.
    Aguardo seu retorno!
    Obrigada!

    Att,

    Viviane

    • Ricardo Campos permalink*
      16/06/2010 04:13

      Olá Viviane,

      Já indiquei alguns livros aqui mesmo nos comentários, pode vasculhar nos comentários mais antigos que você vai encontrar. Mas sobre a temática, hoje já temos uma série de novas obras. Sugiro que visite também os sites indicados na barra a direita na capa do blog.

      Um abraço e obrigado pela visita.

      Ricardo Campos

  47. Victor Santos permalink
    07/07/2010 02:12

    Como muitos aqui, venho pedir ajuda com o TCC…

    Bem, quero fazer minha monografia sobre sustentabilidade e empreendedorismo (de preferência pequenas/novas empresas). O problema está no fato de eu não saber associar esses temas.
    Pode me dar algumas sugestões?

    Desde já, grato!

    • Ricardo Campos permalink*
      11/07/2010 13:57

      Prezado Victor,

      Obrigado pela sua visita. Como pode perceber pelos comentários eu sempre dou meus pitacos, mais provocações para que vocês possam criar seus próprios temas, pois julgo que este momento do TCC é muito importante para que possamos discorrer sobre a teoria aplicando aquilo que aprendemos durante o curso.

      Sobre as áreas que você propoe para discorrer no seu TCC acredito que eles tem uma relação direta e acho que o ponto chave é, como o empreendedorismo, ou mesmo novos empreendimentos podem ajudar nosso mundo com produtos e serviços sustentáveis. Você pode pesquisar como novos empreendimentos estão criando produtos ou serviços sustentáveis, ou mesmo se a nova empresa já aplica ações sustentáveis nos seus processos de produção visando a melhoria dos resultados nos três eixos: ambiental, social e financeira.

      Reforço para o pessoal que volte a esta área de comentário e post o título de seu TCC com seu endereço para que se outras pessoas se interessarem possam compartilhar o conhecimento. Muitos passam por aqui para pedir ajuda, mas não voltam para deixar também a sua contribuição.

      Fica a dica.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  48. nara sheila de souza vieira permalink
    22/09/2010 19:53

    Ola Ricado,

    Gostaria de indicações de bibliografia a respeito de sustentabilidade, pois meu Tcc será sobre esse assunto, será q vc poderia me dar algumas dicas…pensei no tema como Desenvolvimento sustentável local.

    Obrigada

    Nara

    • Ricardo Campos permalink*
      24/09/2010 02:35

      Olá Nara,

      Aqui mesmo nos comentários já indiquei algumas obras. Sobre o tema achei muito interessante a sua proposta.

      Desejo sucesso no projeto.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  49. ADELAIDE PIAIRO STUTZ permalink
    20/10/2010 23:46

    Boa Noite.

  50. Adelaide Piairo Gomes permalink
    20/10/2010 23:57

    Sou coordenadora de uma instituição escolar e no mes de novembro haverá uma feira cultural e um dos temas será sobre sustentabilidade gostaria de sugestões de trabalho e em quais empresas eu consiguiria brindes ou parceria para a feira. Obrigado pelo contato, aguardo contato. Adelaide

  51. Rodrigo Alves do Nascimento permalink
    28/11/2010 15:52

    Olá Ricardo,
    Meus Parábens pelo seu trabalho,acredito que voçê seja a pessoa certa para me ajudar,curso adm de empresas;nosso tcc será sobre sustentabilidade ou responsabilidade social.gostaria que me indica-se alguns livros sobre esse assunto qualquer ajuda é válida

  52. Letícia permalink
    03/03/2011 22:22

    Olá Ricardo,

    Estou no ultimo ano do curso de administração de empresas e quero fazer meu TCC sobre sustentabilidade. Pensei em falar sobre como instituições financeiras lidam com o tema, orientam colaboradores e mantem programas sociais.
    O que acha? Devo ser mais especifica?
    Obrigada,

    Letícia

  53. Regina permalink
    10/03/2011 17:15

    Olá,

    Gostaria de uma ajuda para meu TCC. Faço Administração e gostaria de falar sobre sustentabilidade. Em minha cidade não possui uma coleta seletiva, como poderia abordar este problema como ficaria a estrutura de capítulos do TCC.

    Desde de já agradeço.

  54. Regina permalink
    10/03/2011 17:45

    Olá

    Complementando a pergunta anterior, a minha real intensão é ver o problema que é o lixão (proximo a cidade)e propor possiveis solução para o orgão publico.

    Obrigada!!!

    • Ricardo Campos permalink*
      17/03/2011 03:12

      Olá pessoal,

      Obrigado pela visita ao blog e agradeço a interação de todos vocês. Mas é importante esclarecer que sobre TCCs posso dar minha opinião sobre os temas, mas nunca influenciar na construção do objeto e do conteúdo do trabalho. Esse momento para construção do conhecimento é um dos momentos mais ricos para qualquer universitário, onde podemos desenvolver nossa capacidade de pesquisa, nossa capacidade crítica e de colocar no papel as competências que adquirimos com a faculdade. Portanto aproveitem este momento.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  55. Marcos Pablo permalink
    20/08/2011 20:26

    Ola Ricardo, parabéns pelo site e pela sua atenção, você realmente é um ótimo profissional.
    Estou fazendo meu TCC (Monografia) sobre sustentabilidade assim como muitos aqui com dúvidas. Tenho preferencia pela dimenção ambiental, porém ainda não encontrei meu tema. Você poderia me ajudar sugerindo algo? Agradeço muito pela sua atenção.
    Obrigado desde já.

    • Ricardo Campos permalink*
      08/09/2011 00:54

      Olá Marcos Pablo,

      Obrigado pelo seu comentário elogioso.

      Como deu para perceber acredito que o TCC é um momento muito especial para todo acadêmico. Desta forma não indico temas específicos, mas acredito que a dimensão ambiental é a que mais está em evidência, portanto você não terá dificuldades em arrumar um tema para sua pesquisa. Sempre bom lembrar que TCC é algo que exige envolvimento e portanto o objeto de pesquisa deve ser de fácil acesso, seja uma empresa ou causa, afinal não adianta ter um tema tão inovador e não ter como pesquisá-lo e ter o devido embasamento.

      Desejo muito sucesso.

      Um abraço

      Ricardo Campos

  56. Edmílson permalink
    14/02/2012 18:19

    boa tarde sr. Ricardo, estou concluindo o curso técnico em logística e preciso de um direcionamento para o meu tcc, pretendo abordar um tema que acho muito amplo que é a sustentabilidade na areá da logística ,
    preciso de material ex:livros etc
    espero que possa mim ajudar
    obgdo.

    • Ricardo Campos permalink*
      25/02/2012 14:33

      Olá Edmilson,

      Infelizmente não tenho material específico para esta área de logistica.

      Um abraço e sucesso no TCC.

      Ricardo Campos

  57. Liliana Silva permalink
    25/02/2012 18:11

    Oi Ricardo!
    Sou aluna do curso de graduação em Administração e, na busca de um tema resolvi ver a questão da sustentabilidade.
    Ao pesquisar o tema, vejo que existem diversos assuntos relacionados. Com isso, preciso da sua ajuda. Selecionei temas como transporte público, internalização da sustentabilidade na sociedade, liderança sustentável, entre outros.
    Teria uma dica ? Acha que algum desses temas é bom para uma pesquisa de graduação?

    Abraços e muito obrigada,
    Liliana

    • Ricardo Campos permalink*
      26/02/2012 02:42

      Olá Liliana,

      Todos os temas que você citou são extremamente válidos, mas se conferir nos outros comentários não costumo indicar temas, justamente por que este é um momento muito rico para qualquer estudante que está concluindo a faculdade. O TCC é um momento de reflexão, pesquisas e descobertas, é um momento em que vocês vão colocar tudo que aprenderam no papel de forma sistematizada. O mais rico é que o projeto pode não ficar apenas no papel, pode se transformar em um projeto pessoal ou para terceiros, mas que vai impactar positivamente a nossa sociedade. Além disso, mesmo que seja apenas uma pesquisa ela pode aprofundar estudos mais específicos e mais detalhados gerando futuramente o mesmo resultado. Isso é muito rico.

      O que sempre digo é que procure um tema que te motive e no qual você possa se aprofundar na pesquisa. Por isso gosto muito de estudos de caso no qual você pode analisar e propor soluções para problemas apontados pela pesquisa.

      Desejo sucesso na sua pesquisa e na conclusão do seu TCC.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

      • Liliana Silva permalink
        26/02/2012 18:50

        Boa Tarde e obrigada pelo breve retorno.

        Atenciosamente,
        Liliana

  58. suxana maria da cunha permalink
    23/03/2012 13:28

    Bom dia.

    Gostei muito do seu blog me trouxe informações importantes sobre sustentabilidade, pois também vou fazer o meu TCC sobre este assunto. Vou falar relacionado a sustentabilidade x empresa de cosméticos. ( no caso L´’OREAL);

    • Ricardo Campos permalink*
      16/04/2012 03:09

      Que bom que gostou Suxana,

      Vi que você é da L’oreal o que vai ajudar no levantamento das informações, mas é importante tentar ser o mais isento possível a sua análise para que possa ter a crítica necessária para um bom trabalho de conclusão de curso.

      Desejo sucesso.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  59. Fabiana Moraes permalink
    11/04/2012 15:01

    Boa tarde… faço o 7º semestre de Adm … pretendo fazer o tcc voltado a sustentabilidade e responsabilidade social voltado ao consumidor… com enfoque ambiental ou social…
    li os comentarios anteriores + não achei nada voltado ao consumidor.. preciso de ajuda… o que seria possivel vc me sugerir?

    Desde já agradeço a atenção.

    • Ricardo Campos permalink*
      16/04/2012 03:12

      Gente,

      Só para constar tem muitos sites e blogs de gente que atua permanentemente com o tema sustentabilidade. No meu blog mesmo tem várias dicas de sites e blogs e vale a pena visitá-los como fundamentação para seus trabalhos.

      Um abraço e muito sucesso a todos.

      Ricardo Campos

  60. Ricardo Campos permalink*
    16/04/2012 03:46

    Mais uma contribuição com o tema que li hoje e achei muito bacana está neste link:

    http://compartilhesustentabilidade.blogspot.com.br/2012/02/post-2-as-5-diferentes-visoes-sobre.html

    Vale a leitura.

    Um abraço,

    Ricardo Campos

  61. Paulo Spinetti permalink
    04/10/2012 14:25

    Olá Ricardo Campos, bom dia!!
    Parabéns pelo Blog e pelas informações transmitidas!!
    Gostaria se possível de uma opnião sua, é que estou fazendo Pós-Graduação em Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Questões Globais na FAAP, e como tantos que vi aqui estou um pouco na dúvida sobre o tema da minha monografia. Minha idéia, primeiramente, é de fazer um estudo de caso para quantificar os benefícios sócio-ambientais e econômicos da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental e/ou bem como a e elaboração do inventário de emissões de Gee´s de uma Pousada localizada no Litoral Norte de São Paulo. Você acredita que este tema é interessante como proposta do projeto? Gosto bastante deste assunto de inventários e ações de mitigação das emissões, mas não tenho certeza que possa ser tema de uma monografia. Tem alguma sugestão?

    Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: