Skip to content

Comunicação: um mundo de mudanças

08/01/2008

Mundo Dinâmico

A comunicação já não é mais a mesma e muitos comunicadores ainda se encontram boquiabertos com a velocidade das mudanças que enfrentamos, quase que diariamente. E não é para menos, afinal são vários os motivos que tornaram o mundo comunicacional altamente dinâmico. Vejamos: 

Com o surgimento de uma economia mundial houve um aumento expressivo da concorrência tornando-se difícil se destacar num mundo onde a oferta de produtos e serviços semelhantes está acima da demanda. Mesmo nos mercados regionais as empresas vêm enfrentando forte concorrência, empresas familiares sem vêem na briga com empresas de mercado e com alto capital para investimento. Um processo que tem pontos positivos (as empresas familiares acabam profissionalizando sua atuação) e pontos negativos (concentração de empresas na mão de grupos estrangeiros) para o consumidor final. 

Os consumidores também estão em transformação, estão mais conscientes dos seus direitos e atentos a movimentação feita pelas empresas para atrair seu consumo. A publicidade já não consegue empurrar produtos e preços que seguem apenas a lógica do lucro. Basta olhar para as propagandas na televisão e ver que o discurso é outro, o de empresas socialmente responsáveis e que se preocupam com um mundo sustentável.  

Os Procons estaduais, o Ministério Público e outros órgãos de Defesa do Consumidor também estão sempre atentos às divulgações das campanhas publicitárias, balizadas pelo CDC – Código de Defesa do Consumidor e pelas normas do CONAR – Conselho de Auto Regulação Publicitária. O Guru do Marketing Al Rise inventor do termo “posicionamento” e autor de vários livros, dentre os quais “Marketing de Guerra”, já havia lançado o livro “The Fall of Advertising & The Rise of PR” (em português, “A Queda da Propaganda e o Crescimento de Relações Públicas”), no qual mencionava que as Relações Públicas têm se tornado a mais poderosa arma de marketing. Al Rise destaca as Relações Públicas  que segundo o mesmo conseguiria melhores resultados com aportes menores dos que aplicados na publicidade. 

Outro ponto de análise são as novas tecnologias e um novo mundo que surge a cada dia, a cada descoberta. As novas tecnologias trouxeram o consumidor para a mesa das decisões empresariais, sendo que os rumos são definidos de acordo com a opinião de quem consome o produto ou serviço. A Web 2.0 permitiu inclusive que o consumidor participe do processo de criação, que altere o que não lhe agrada, que decida os parâmetros de sua escolha. 

Estamos em um mundo de transformação e com ele a comunicação, que se atualiza, se renova e se estabelece a cada dia.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: