Skip to content

Comunicação: o desafio da integração

10/11/2007

Muito utilizada na academia e no discurso das organizações, a Comunicação Integrada ainda é um desafio que permanece para profissionais de comunicação que trabalham, em tese, para um objetivo comum. 

Segundo o site Comunicação Empresarial, coordenado pelo diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, professor e jornalista Wilson da Costa Bueno, a Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

No projeto de extensão “Comunicação Integrada nas Organizações”, o qual fiz parte de 2003 a 2005, fomos um pouco além e definimos a Comunicação Integrada da seguinte forma: 

“A Comunicação Integrada é a estruturação da comunicação nas organizações que congrega dois vértices: comunicação institucional e comunicação mercadológica. Essa atividade parte do princípio de que se deve trabalhar integradamente todas as áreas das organizações que lidam diretamente com os públicos, tais como: Jornalismo, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, entre outras. Desse modo, serão alcançados resultados positivos nas ações comunicativas empreendidas pelas organizações.” 

É possível perceber que a Comunicação Integrada pressupõem a união dos esforços das áreas de comunicação na busca pela unificação do discurso institucional, gerando identidade para as ações empreendidas por cada departamento, barateando os custos e evitando a duplicidade de esforços. 

Integração

Mas a realidade que encontramos em agências e nas organizações é um trabalho individualizado, com ações e estratégias desarticuladas, com disputas internas que vão na contra-mão do que estipula conceito. Perdem os profissionais, perdem as organizações e principalmente a comunicação, que poderia gerar resultados superiores e o fortalecimento junto ao empresariado brasileiro, que ainda investe muito pouco no setor em comparação com outros países.       

No artigo “A comunicação (des) integrada”, o mesmo Prof. Wilson da Costa Bueno faz uma forte critica na propagação do conceito, utilizado constantemente pelas organizações e agências, pois segundo ele, esta não é uma realidade brasileira. Bueno ressalta que esta separação vem das próprias escolas de comunicação que segmentaram as áreas e nos ensinam uma visão equivocada do outro. 

Mesmo neste cenário de disputa e equívocos é possível implantar uma gestão integrada de comunicação e colher bons frutos com a contribuição de profissionais de diversas áreas. No projeto de extensão já citado, trabalhamos integradamente, alunos de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Editorial. O resultado foi um trabalho articulado que gerou resultados e atendeu as expectativas do nosso cliente, a Pastoral da Mulher Marginalizada. Posteriormente este projeto foi reconhecido pela Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom, por meio do Expocom realizado no Rio de Janeiro em 2005, onde conquistamos o primeiro lugar na categoria “Comunicação e Cidadania”. 

Fica a provocação: vamos acabar com este paradigma?

Dica: O site do Projeto de Extensão Comunicação Integrada nas Organizações do Uni-BH deve passar por uma reformulação, com atualização do layout e de todo o seu conteúdo. A iniciativa partiu da relações públicas Débora Diniz, ex-integrante do projeto, que após um encontro me motivou a elaborar um novo projeto nesta área. É importante destacar que o projeto foi finalizado em 2005, mas como a discussão sobre a comunicação integrada ainda é um tema presente, faz-se necessário uma atualização do conteúdo do site. Visite o site e fique ligado nas atualizações. 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: