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Experience Marketing na geração de valor para instituições de Ensino Superior

08/11/2007

A área de educação superior em Belo Horizonte é um mercado de extrema concorrência. Recentemente uma consultora educacional me confidenciou o seu espanto com a quantidade de Instituições de Ensino Superior (IES) que existem na capital das alterosas. A percepção da consultora partiu da quantidade de outdoors de IES espalhadas pela cidade. Segundo ela, na cidade de São Paulo a concorrência não é tão propagada.  

Neste cenário altamente competitivo se destacar é uma arte que consome os neurônios dos profissionais de comunicação e marketing que buscam possibilidades para conquistar novos alunos.  

Mas uma das estratégias mais eficientes existentes no cenário educacional é a experimentação ou o chamado Experience Marketing. O Experience Marketing é um conceito criado por Bernd Schmitt, um dos especialistas mais respeitados em Marketing Estratégico, Identidade Corporativa e Marcas da atualidade.

Após uma experimentação estratégica em um hotel do Oriente que disponibilizava patos de borracha no quarto de seus hóspedes, Schmitt descobriu que o pequeno brinde era uma forma de seus clientes terem ligações emocionais com o hotel, toda vez que estivessem em contato com aquele souvenir.  O marketing de experiência tem como objetivo possibilitar que o cliente ou os públicos envolvidos com a organização, possam vivenciar tudo que um produto ou serviço possa provocar. O conceito partiu da percepção de que o ser humano não é somente racional, mas muito ligado aos aspectos emocionais. O marketing de experiência consegue tangibilizar o serviço provocando uma experiência única, inesquecível.  

No caso da área de educação, o Experience Marketing permite que os clientes possam ter todas as sensações no contato direto com o trabalho que é desenvolvido pela faculdade, sendo mais eficiente que a apresentação das características e habilidades de um curso, por meio de folders, outdoors, busdoors e outros meios tradicionais de comunicação.   

Desta forma são utilizadas diversas estratégias, onde a comunidade local ou mesmo uma sociedade inteira tem a oportunidade de vivenciar todo o conhecimento que é produzido na academia, por meio de eventos na comunidade, envolvendo palestras, apresentações culturais, atendimentos nas áreas da saúde e da educação. Os prospects podem fazer visitas monitoradas para conhecer laboratórios, bibliotecas e toda a infra-estrutura que é oferecida. Podem ainda participar de uma aula de verdade para poder vivenciar toda a emoção de estar sentado numa cadeira de uma faculdade. Para os pais e acompanhantes é possível ter contato com atividades elaboradas pelos cursos nas Salas Vips, espaços preparados com toda infra-estrutura e conforto para recebê-los nos dias das provas do vestibular. As possibilidades são muitas.  

Alunas em atendimento a população. Foto Let�cia Bessa

 Alunas do Uni-BH em atendimento a comunidade

Foto Letícia Bessa 

Em matéria intitulada “Jogo de Conquista” divulgada pela Revista Ensino Superior, ed. nº. 109, o autor Rodrigo Afonso destaca que:   

“a quantidade de informações que os vestibulandos recebem é excessiva e que os métodos tradicionais já não dão conta de divulgar o nome e os serviços da instituição. Os futuros estudantes do ensino superior valorizam muito a informação e a manutenção do relacionamento da instituição que pretende fazer parte de sua vida nos próximos anos.”  

A experimentação aparece como uma grande estratégia de relacionamento que agrega valor ao negócio educacional, pois consegue se aproximar de um dos principais elementos de conquista de um público: a emoção.  

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