Skip to content

Comunicação: investimento ou gasto?

13/10/2007

É fato o meu caráter crítico em relação à postura de alguns profissionais e setores da área da comunicação. É importante frisar que por fazer parte da área de comunicação de uma instituição de ensino superior e por me relacionar com profissionais de comunicação dos mais diversos segmentos, escrevo com a autoridade de um profissional que entende as dificuldades encontradas por profissionais sérios e estratégicos que muitas das vezes não tem suporte de instâncias superiores para implementar mudanças que possam melhorar a comunicação entre a organização e seus públicos. O resultado é um trabalho medíocre e sem resultados expressivos para o negócio.

A comunicação hoje está em voga e vem a cada dia ganhando destaque nas organizações. Apesar deste fato ser uma realidade ainda existe a percepção por parte do empresariado brasileiro de que a comunicação ainda é um gasto e não um investimento, de que é possível tratar a comunicação de forma caseira e pouco profissional.

Esta percepção é, em parte, resultado do péssimo trabalho realizado por profissionais de comunicação que acabam por minar a verba destinada a comunicação com ações sem estratégia que não trazem resultados positivos para as organizações. É hora de fazermos um mea culpa, pois existem muitos profissionais no mercado que não tem a mínima condição de atuar com a comunicação (apesar de ter formação na área) que hoje se configura como uma área estratégica que tem interferência direta nos resultados financeiros apresentados no final do mês. Fica fácil perceber porque o empresariado acabe optando por soluções mais baratas e sem fundamentação, pois os resultados podem ser os mesmos.

Mesmo abismado com a falta de percepção estratégica de vários profissionais que ocupam postos de gerência e de decisão, acredito que este cenário é passível de mudança. Profissionais, vamos nos auto-avaliar e buscar oferecer serviços e produtos de qualidade, gerando credibilidade e confiabilidade para a comunicação. É possível que o mercado seja ampliado com novas possibilidades de atuação profissional decorrentes desta nova postura e de um novo olhar do empresariado brasileiro.

Com este post dou início a nova fase do meu blog pessoal, com reflexões sobre a áreas de comunicação, arte e cultura. Informo que brevemente meu blog comunicacaoemdebate.blogspot.com será desativado, concentrando minhas reflexões neste espaço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: