Skip to content

O Gestor de Negócios e o sucesso organizacional

21/10/2007

Vivemos num mundo globalizado, onde não existem mais distâncias físicas entre as pessoas, onde o advento da tecnologia suprimiu todas as barreiras necessárias para que um produto ou serviço torne-se comum ou mesmo para que um concorrente possa rapidamente ter acesso a mesma tecnologia. Os produtos são os mesmos, a tecnologia é a mesma, o diferencial está nas pessoas. 

Neste contexto a figura do Gestor de Negócios se torna primordial para o sucesso empresarial, pois ele define os rumos de uma organização, tem o domínio de tudo que acontece dentro da empresa, está no papel de liderança. É um profissional generalista que sabe tudo sobre o negócio, sobre a administração do empreendimento, sobre marketing, sobre a área financeira, sobre os números. 

Mas uma das competências essenciais para o Gestor de Negócios é a capacidade de liderar pessoas, a capacidade de influenciar seus comandados a seguirem o caminho estipulado para vitória, a capacidade de motivar a sua equipe para seguir um objetivo comum.

Mais do que ser apenas um chefe, ou seja, aquele que comanda, que dá às ordens, é necessário que o Gestor de Negócios seja um líder, que possa compartilhar conhecimentos e ensinamentos, além de possibilitar que sua equipe também possa lhe ensinar. O bom Gestor de Negócios é aquele que reconhece suas limitações e que sabe que também deve aprender com seus comandados, principalmente com aqueles que estão na chamada linha de frente, em contato direto com o cliente.

Desta forma o Gestor de Negócios atua de forma mais participativa, deixando o papel de apontar o rumo com base apenas na sua experiência ou mesmo balizado apenas pelo seu desejo. Com a participação de toda a equipe ele amplia as formas de conseguir soluções inovadoras para seu negócio além de adquirir a confiança de todos os colaboradores. 

Estratégia

O Gestor de Negócios também deve entender sobre os desejos e necessidades dos seus clientes, deve saber colocar-se no lugar de quem consome seus produtos ou serviços e agir de forma transparente, com ética e respeito. Para o bom gestor de negócios o lucro não está acima de qualquer coisa, pois o mesmo preza a verdade e a qualidade de seus produtos e serviços. 

Como dito anteriormente, estamos num mundo globalizado e estar por dentro das novas tecnologias, saber se comunicar e adequar seu negócio ao ambiente virtual se tornou essencial para qualquer negócio. A inovação está presente nos grandes negócios. 

O Gestor de Negócios, por meio de suas diversas competências, busca maximizar as oportunidades para a empresa e seu negócio. Com uma visão ampliada sobre o que acontece no mundo dos negócios ele consegue enxergar novas formas de atuação e estrategicamente ampliar os resultados da organização. 

Qualquer semelhança com a profissão de relações públicas não é mera coincidência. 

About these ads
45 Comentários leave one →
  1. linda viana permalink
    03/04/2008 09:00

    Gostei muito de V/ artigo, tenho um pequeno quiosque mas sinto ainda muito imatura, este comentario foi muito importante para mim. Irei mudar de loja mas gostaria de ir com novo animo de simpatia , pois ha muito quiosque aqui , e quero descobrir uma forma que meus clientes me descubram , seis la se esta certo esta expressão , Espero uma mensagem V/ preciso de ajuda.

    Obrigada

    • Vanessa Dias permalink
      29/04/2009 19:33

      Boa Tarde Linda!

      Meu nome é Vanessa, tenho uma empresa de Design de Ambientes. Desenvolmentos projetos para ambientes, que buscam inserir nos espaços comerciais um diferencial, atraindo o olhar do cliente para o espaço. Não sei se voce já resolveu seu problema, essa poderia ser a solução, se quizer entrar em contato através do email.

      Att

  2. Luis Moita permalink
    21/04/2008 12:30

    Exmo ( s ) Senhor ( es ) ,

    Gostava de laborar como ” GESTOR DE NEGÓCIOS ” ( freelancer ) para pequenas e médias no meu país ( Portugal ) . A actividade profissional caracteriza-se na Gestão de Facturação ( consiste na gestão da cobrança de facturas / recibos – créditos decorrentes da actividade normal das empresas relativos a vendas ou prestação de serviços ).

    A actividade que pretendo desenvolver ,insere-se também numa das actividades profissionais do Gestor de Negócios ?

    Aguardo vossa resposta.

    Atenciosamente.

    Luis Moita

  3. Marcelo Ueoka permalink
    02/05/2010 10:28

    Gestor de negócio é diferente de gerente??

    • Ricardo Campos permalink*
      07/05/2010 03:14

      Olá Marcelo,

      O gestor de negócios pode ser um profissional com cargo de gerência, com o cargo de diretoria ou mesmo de supervisão. A diferença não está na nomenclatura do cargo, mas nas suas competências e atribuições, que podem se diferenciar de empresa para empresa e também de acordo com o tipo de negócio em que a empresa atua. Assim o gestor de negócios pode sim ser um gerente, se o mesmo pensar estratégicamente a empresa em todos os seus aspectos, como financeiros, administrativos, logísticos, etc.

      Obrigado pela sua visita.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  4. milena permalink
    27/05/2010 03:42

    Olá Ricardo!
    Gostei muito do seu site e gostaria da sua ajuda quanto a uma dúvida q possuo. Em sua concepção, o Pedagogo pode atuar como gestor de negócios? Se sim, de que forma?

    Atenciosamente,
    Milena.

    • Ricardo Campos permalink*
      28/05/2010 02:32

      Olá Milena,

      Obrigado pela visita ao site e por me add no orkut. O perfil do gestor de negócios está intrinsecamente ligado a administração de empresas, mas independente da profissão todos nós podemos desenvolver com qualidade este papel. No caso de pedagogos, acredito sim que eles têm habilidades para desenvolver processos de gestão de empresas, principalmente quem cursou a chamada “Pedagogia Empresarial”. Não sei se este é o seu caso, mas se a sua graduação foi mais voltada para a educação mesmo, sugiro que faça uma pós, onde terá contato com disciplinas como finanças, contabilidade, marketing, e que vai agregar novos conhecimentos para atuar com excelência.

      Um abraço e muito sucesso.

      Ricardo Campos

  5. Alcides Marques permalink
    04/09/2010 08:26

    Olá Ricardo
    Gostaria de saber se posso comprar e vender propriedades como gestor de negócios
    Muito obrigado
    Um abraço

    • Ricardo Campos permalink*
      04/09/2010 22:56

      Olá Alcides,

      Acho que compra e venda de propriedades está mais para Corretor de Imóveis e não para um gestor de negócios, que é um profissional que deve pensar a organização como um todo e não esta atividade especifica.
      Um abraço,

      Ricardo Campos

  6. darlene bastos permalink
    03/07/2011 17:03

    Onde posso achar um otimo profissional na aréa de gestor de negocio.

    Att,

    Darlene Bastos

  7. Olga permalink
    08/08/2011 17:11

    Boa Tarde

    Ricardo Campos

    Gostei muito do modo claro em que você responde as orientações solicitadas,Terminei em 12/2009 o curso de Gestão de Pessoas e agora estou pretendendo fazer especialização em Gestão de Negócios o que vc. diria a respeito da ecolha ?

    • Ricardo Campos permalink*
      08/09/2011 00:49

      Olá Olga,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Sobre a especialização em Gestão de Negócios só tenho elogios, pois como minha formação é em comunicação a especialização nesta área me ajudou a ampliar os horizontes e também minha atuação profissional. Hoje toda a habilidade de gestão que aplico em minha empresa se deve a esta escolha. Portanto indico a especialização em Gestão de Negócios para pessoas que querem apliar o seu olhar sobre a gestão nas organizações.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  8. Icaro permalink
    15/09/2011 17:01

    Sou formado em gestao empresarial mas pretendo me especializar em gestao de projetos o que vc tem a dizer sobre minha decisao?

    • Ricardo Campos permalink*
      31/10/2011 03:24

      Olá Icaro,

      Uma ótima especialização com certeza e uma das qualificações mais demandadas pelas organizações que buscam profissionais aptos a atuarem com gestão de projetos. Com certeza é uma boa escolha.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  9. 19/09/2011 03:34

    Olá Ricardo,

    Primeiro quero lhe parabenizar pelo texto, sobre “gestor de negócios”, pois o mesmo me tirou algumas dúvidas…a verdade é que eu estou prestes a entrar em uma empresa e tendo esta função, tenho ainda algumas dúvidas e preciso de ajuda. Tenho muita vontade de seguir esta área e me aperfeiçoar mais e mais…se caso vc tenha alguma coisa que possa me ajudar (outros textos, apostilas, videos) ficaria muitíssimo grato.

    abço.

    Att. Fabricio

    • Ricardo Campos permalink*
      31/10/2011 03:25

      Olá Fabrício,

      Especificamente sobre a função não tenho nenhum material que poderia te encaminhar, infelizmente.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  10. Cleonilson permalink
    22/09/2011 19:56

    Olá Ricardo,
    Tenho uma pequena empresa de prestação de serviços mas tenho também uma outra atividade (principal), sobrando pouco tempo para a gestão da empresa. Estou pensando em contratar um Gestor de Negócios para administrar a empresa. Poderia ser uma boa opção? O que devo considerar para recrutar um bom profissional? Seria uma boa opção remunerá-lo em parte por resultado? Obrigado.

    • Ricardo Campos permalink*
      31/10/2011 03:22

      Olá Cleonilson,

      Claro que seria uma boa opção, mas para seu caso específico acredido que a melhor opção seria a contratação de um Administrador de Empresas, com formação específica em Administração, pois é um profissional com um olhar abrangente sobre as organizações. Não conheço as especificidades do seu negócio, mas me parece este o caso. Mas profissionais especialistas em Gestão de Negócios também tem muito a colaborar.

      Sobre remuneração sobre os resultados é bacana, hoje tem muitas empresas que atuam com este modelo de remuneração. Mas é importante definir claramente as metas e os benefícios que farão parte do modelo.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  11. 28/10/2011 12:37

    Olá Ricardo!

    Gostaria de saber se um Eng. Civil pode atuar como Gestor de Negócios.

    Att

    Cid Ferreira

    • Ricardo Campos permalink*
      31/10/2011 03:07

      Olá Cid,

      Qualquer profissional pode atuar como Gestor de Negócios, mas não devemos confundir o gestor com um Administrador que é uma profissão regulamentada e que exige formação específica.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  12. Lia do Vale permalink
    30/10/2011 02:07

    Boa noite! li seu artigo e achei muitoproveitoso pois sou gerente de negócios, porém tenho ainda algumas dificuldades no que tange a liderar minha equipe, sou aberta e transparente deixo minha equipe trabalhar sem ficar com cobrança constante, porém uma pessoa de minha equipe é muito dificil lidar com ela, não consigo trazer ela para para meu lado. Qual a atitude devo tomar?

    • Ricardo Campos permalink*
      31/10/2011 03:05

      Olá Lia,

      Seu caso é um problema de liderança e situações como a sua exigem transparência com sua liderada. É necessário agendar follows individuais com ela onde ela onde você deve colocar as suas observações sobre a postura da profissional e também dar abertura para que ela possa expor as resistências frente a sua liderança. É necessário muito diálogo, pois como lider é sua missão desenvolver as pessoas que estão sob sua tutela, sem deixar é claro que a postura dela atrapalhe o alcance dos resultados e que também contamine o restante da equipe.

      Sua equipe de RH também pode lhe ajudar para realizar testes e treinamentos que podem ajudar a identificar o perfil ou até mesmo possíveis problemas entre a sua liderança e a postura da profissional.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  13. 25/02/2012 07:00

    Aonde acho um gestor de negocio … ?

    • Ricardo Campos permalink*
      25/02/2012 14:44

      Olá Luiz,

      O gestor de negócios está em todo lugar. Principalmente na figura de um administrador de empresas, um especialista ou mesmo um emprendedor. No caso de contratação indico que você busque junto ao site do Conselho de Administração de sua região a indicação de profissionais.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  14. Juliana permalink
    27/04/2012 13:13

    Bom dia.

    Ricardo Campos,

    Sou formada em Gestão de Recursos Humanos, atualmente trabalho como Auxiliar Administrativo, tenho 19 anos. Eu gostaria de saber se é uma boa eu fazer uma Pós em Gestão de Negócios, como esta o mercado de trabalho em relação a isso.

    Att,
    Juliana

    • Ricardo Campos permalink*
      02/06/2012 22:21

      Olá Juliana,

      Como deve ter observado eu realizei uma especialização em Gestão de Negócios e acho que ela me preparou em vários aspectos e fortaleceu minha formação em comunicação. eu particularmente fiquei muito satisfeito pois queria atuar um pouco mais como gestor e aplico todos os conhecimentos no meu negócio hoje. POrtanto eu indico sempre para qualquer profissional, pois acredito que é um aprendizado para quem vai atuar em qualquer área.

      Mas tudo vai depender é lógico dos seus objetivos profissionais e área que quer atuar. Dependendo de seu desejo um curso na área de RH pode ser melhor neste momento.

      Sobre mercado não digo que ele é bom, pois as características são mais voltadas para Administração que também é uma profissão regulamentada. Acredito que o curso será um complemento a sua formação, você ampliará sua visão dentro da própria área de RH e assim estará melhor preparada para assumir cargos de liderança e de gestão.

      Bom, desejo sucesso na escolha.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  15. ibraimo permalink
    26/05/2012 17:05

    Boa noite dr. ricardo, sinto me forte vendo seus comentarios, sou estudade universitario na especialidade de gestao de negocios fazendo o cueso a distancia. a minha questao: E possivel ser um bom gestor fazendo este curso a distancia?
    Aguardo a resposta.

    • Ricardo Campos permalink*
      02/06/2012 22:32

      Ibraimo,

      Pesquisas mostram que estudantes do ensino a distância já obtém notas melhores em exames e avaliações, ou seja, o ensino a distância no Brasil melhorou muito e os estudantes são mais aplicados, pois sabem que não tem um professor o tempo todo para ensinar. Então estes alunos são mais aplicados e conseguem se concentrar melhor nos estudos.

      Acredito que em tudo na vida são as pessoas que fazem a diferença e a aplicação e envolvimento com o objetivo de ter uma formação séria e completa depende muito do próprio estudante. A Academia é uma ponte, um espaço de provocação, mas o que determina a obsorção dos conteúdos e o resultado depende do estudante. Aqueles que vão além, pesquisam, leem sobre os temas pertinentes a sua formação, que vão além do que é proposto em sala de aula normalmente se destacam.

      Portanto acredito sim que é possível ser um bom gestor fazendo um curso a distância.

      Desejo muito sucesso.

      Um abraço e obrigado pela visita.
      Ricardo Campos

  16. 04/07/2012 12:16

    Bom dia Ricardo

  17. carlos henrique permalink
    19/07/2012 21:54

    BOA NOITE RICARDO
    MEU NOME É HENRIQUE PRETENDO FAZER O CURSO DE GESTÂO DE NEGÓRCIO, POIS TENHO O SONHO DE TER MEU PROPRIO NEGÓRCIO, GOSTARIA DE ABRIR UM SELF-SERVCE, E ESTE CURSO SERIA O RECOMENDADO OU VC ME INDICA OUTRO?

    • Ricardo Campos permalink*
      23/07/2012 04:37

      Olá Carlos,

      O curso de Gestão de Negócios que você vai fazer é em que nível, capacitação/extensão, graduação ou pós-graduação? O nível vai determinar também a profundidade do seu conhecimento. Eu recomendo sim cursos de Gestão de Negócios e também outros como administração que te colocam em contato com várias disciplinas importantes para abertura de um negócio.

      Você pode também fazer um curso diferente, de gastronomia ou nutrição por exemplo, voltado para a área que pretende atuar e depois fazer uma pós em gestão.

      Desejo sucesso na escolha.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  18. Rodrigo Sousa permalink
    19/08/2012 02:23

    Oi Ricardo! Meu nome é Rodrigo. Sou formado em Jornalismo e também tenho experiência como Supervisor de Telemarketing em uma empresa que trabalhei por 2 vezes: 01 ano como Operador de Telemarketing e 03 anos e 06 meses como Supervisor. Fiquei 01 ano afastado da empresa, período em que fui desligado, até retornar. Meu objetivo foi chegar ao cargo de Supervisor. Fiz processo seletivo interno, galguei 3 níveis profissionais, como Operador e Consultor de Relacionamento Empresarial, em cada função, até alcançar a minha meta como Supervisor de Telemarketing (Vivo Empresas) Atento S/A. Cito o nome da empresa, de grande porte, por gostar, acreditar e ela me dar oportunidade de amadurecimento profissional e visão de negócios. Lá, obtive treinamentos (mini cursos) como gestão financeira, gestão do tempo, gestão de negócios e gestão de pessoas. Tudo isso enquanto estudava Jorrnalismo. Sei que o coerente seria estagiar na área, mas passei a não gostar de Jornalismo no 2º semestre e por questões financeiras e familiares segui em frente. Apaixonado por música (baterista), hoje apenas como hobby, e, trabalhando como Jornalista em uma redação de TV, atualmente, chego a conclusão que não gosto de Jornalismo na TV, mas penso em alimentar ambas profissões, Jornalismo e Gestão de Negócios, até por conta da facilidade na carga horária de cada uma, 06 horas de trabalho. Hoje, aos 31 anos, quero fazer pós em Gestão de Negócios. Qual dos níveis do curso você aconselha, capacitação/extensão, graduação ou pós-graduação?

    Obrigado e Parabéns!

    • Rodrigo Sousa permalink
      19/08/2012 02:45

      Oi, sou o Rodrigo! Jornalista, Supervisor de Telemarketing e Músico. Gostaria de salientar que também quero abrir um negócio com minha mãe. As idéias são: loja de utilidades para o lar, lanchonete, pizzaria, salão de beleza e ou loja de roupas, acessórios e artigos de surf wear. Então, volto a te fazer a mesma pergunta: qual dos níveis do curso de Gestão em Negócios você aconselha, capacitação/extensão, graduação ou pós-graduação? Levando em conta que pretendo continuar trabalhando 06 horas como Jornalista, 06 horas como Supervisor de Telemarketing ou Supervisor em outras áreas também, além de gerir um negócio pra mim e minha mãe.

      Obrigado e Parabéns!

      • Ricardo Campos permalink*
        19/09/2012 02:12

        Olá Rodrigo,

        como já informado em outros comentários para determinadas funções a melhor formação seria buscar nova graduação em Administração, profissão regulamentada a qual você consegue identificar as áreas de atuação no site do CRA, mas acredito que devido a sua formação e seu interesse o melhor caminho seja fazer uma pós em Gestão de Negócios que lhe garantirá insumos para apoiar sua mãe na gestão do negócio.

        Um abraço e muito sucesso.

        Ricardo Campos

  19. Natércia permalink
    15/09/2012 23:00

    Boa Noite, Ricardo!

    Bom estou terminando a faculdade de Gestão de Negócio esse ano,e meu objetivo é futuramente abrir meu próprio negócio,talvez uma loja de roupas .Mas preciso trabalhar na área primeiro,pois praticamente não tenho nenhuma experiência de trabalho relacionado .
    Preciso saber em quais áreas de emprego seria melhor para o meu desenvolvimento.

    Obrigada,

    Natércia.

    • Ricardo Campos permalink*
      19/09/2012 02:03

      Natércia minha sugestão é procurar atuar no mercado da moda para conhecer um pouco mais do mercado que pretende atuar futuramente. Conhecendo o mercado você já poderá agregar idéias para seu negócio.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  20. Iago Sousa permalink
    09/10/2012 13:18

    Olá Ricardo. Sou Iago e estou cursando a graduação tecnológica em Gastronomia, onde estou tendo contato direto com a máteria de Gestão de Negócios Gastronomicos, me senti realizado nessa área e com muita vontade de me aprofundar. Pesquisei em sites de universidades e ví que tem a pós graduação em GESTÂO de Négócios. Enfim, você acha que eu depois de formado em gastronomia poderia sem problema nenhum seguir a carreira de Gestão de Negócios mesmo sendo na área de A&B ? Ou nescessáriamente teria que fazer a Pós em Gestão ?

    • Ricardo Campos permalink*
      22/01/2013 00:54

      Olá Iago,

      A pós em gestão com certeza vai lhe ajudar a aprofundar em temas relacionados a gestão de um negócio.

      Vale a pena investir para poder extrair o melhor do seu negócio.

      Um abraço e muito sucesso.

      Ricardo Campos

  21. Rosana permalink
    05/12/2012 21:40

    Olá Ricardo, sou de minas e quero abrir um negocio no estado do rio. Contratei um gestor de negócios para fazer um levantamento sobre o meu ramo que é alimentação.. Ele irá fazer uma pesquisa lá nessa cidade para saber se esse négócio é viável ou não. Levará 30 dias para ele me dar esse projeto pronto , custo 3.500,00. To no caminho certo em contratá-lo para esse tipo de serviço? Obrigada . Aguardo resposta. meu email é rosanasolaira@gmail.com

    • Rosana permalink
      05/12/2012 21:48

      Ricardo eu disse gestor de négócio digo consultor de negócio. OK?

    • Ricardo Campos permalink*
      22/01/2013 00:58

      Olá Rosana,

      Com certeza a análise de mercado, cenário e tendências por meio de pesquisas valida o investimento que será feito. É a base para o início de qualquer negócio. O caminho é esse mesmo.

      Desejo muito sucesso.

      Um abraço,

      Ricardo Campos

  22. Mariana permalink
    13/12/2012 19:18

    Boa tarde Renato,

    Obrigada pelo excelente texto, foi bastante esclarecedor.
    Gostaria de sua opinião, sou bióloga e pretendo mudar de campo e escolhi o administrativo sendo que a gestão de negocios me atrai. Decidi fazer um MBA na área, para suprir minhas carências no campo administrativo. Esta seria uma boa escolha?

    Obrigada,

    Mariana.

Trackbacks

  1. O Gestor de Negócios e o sucesso organizacional | Gestão Executiva de Negócios - Faculdade Cambury

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: